O consumidor mudou e o processo de compra também. Hoje pouca gente vai a um concessionário fazer um test drive de um novo modelo de carro sem antes pesquisar na Web sobre o preço, características, extras e, principalmente, qual a opinião de quem já comprou. Se um dos primeiros contactos do consumidor com um produto acontece agora na Internet, é natural que o marketing digital se centre nesse processo de compra a favor dos negócios.
1. Baixo investimento
O primeiro impacto sempre será no bolso, quando comparamos acções de marketing digital com os meios tradicionais. Pensar numa estratégia online vai ser sempre mais barato. Além disso, a sua empresa consegue obter resultados positivos, mesmo com baixos investimentos, o que não acontece com um anúncio na televisão ou no jornal, por exemplo. Estes serão sempre veículos muito caros. Por outras palavras, podemos dizer que o ROI (Retorno Sobre Investimento) de estratégias bem pensadas de marketing digital é muito alto.
2. É possível medir o alcance
Consegue dizer quantas pessoas compraram um carro através de um anúncio num outdoor, num jornal ou numa revista? A principal característica do marketing digital é a mensurabilidade. Através de ferramentas específicas, é possível mapear a jornada de compra do consumidor e, sabendo os passos que ele deu até comprar um produto, pode replicar esse método para divulgar outro.
3. A sua marca onde o seu cliente está
Se a sua empresa vende tractores, talvez não precise de um perfil no Facebook. E o que fazer nesse caso? As estratégias de marketing digital vão além das redes sociais e podem fazer qualquer marca chegar ao cliente ideal, independentemente do seu mercado. É preciso estudar o comportamento do público alvo, tendo em consideração a natureza do negócio, para escolher os canais certos para a sua marca estar presente. De nada adianta ter uma página no Facebook repleta de conteúdo se o seu cliente está no LinkedIn ou se pesquisa sobre si no Google.
4. O conteúdo trabalha a favor das vendas
Para ter um site bem posicionado é preciso bem mais do que simplesmente ajustar o código. Para o Google, um site tem relevância quando o utilizador encontra conteúdo útil na sua busca. Pode até investir em anúncios para ficar melhor posicionado, mas é a produção de conteúdo relevante que vai gerar um tráfego contínuo e sustentável para o seu site. Entendendo o que o seu cliente procura e como ele deseja consumir esse conteúdo, seja em vídeo, texto ou infográfias, cria um activo para a sua marca. Isso significa que este conteúdo vai estar sempre a apontar para o seu site e a gerar tráfego, mesmo muito tempo depois de ter sido publicado.
Neste contexto, o Inbound Marketing é uma estratégia de produção de conteúdo que fornece ao seu potencial cliente conteúdos ricos, como e-books e whitepapers, até que o negócio seja fechado. Outra vertente do conteúdo é a capacidade de engajar a sua audiência, aumentando o alcance das publicações, o que vai trazer novos potenciais cliente para o seu site, alavancando as vendas.
Na Dreamweb somos especialistas em Marketing Digital e podemos ajuda-lo a vender mais. Contacte-nos!
Pedro Cruz
Co-fundador e Director Criativo da Dreamweb - Agência de Comunicação.
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